sexta-feira, 26 de agosto de 2011

[DICAS] Etapa 2 - preparando os documentos para a parte federal

Bem pessoal, agora que você já perdeu alguns fios de cabelo, tingiu outros de branco e bebeu todas pra comemorar seu CSQ, chegou a hora de encarar a etapa federal.

Lembra daquelas aulas de relaxamento e controle de ansiedade que você pegou com o mestre Xing Fu Fu?? Pois é .. matricule-se já na turma intensiva porque o nome dessa etapa é Paciência e o sobrenome é Esperar pradedéu Bastante. Mas pra evitar que você saia correndo do tópico, vou começar com as boas notícias dessa vez.

A quantidade de documentos a ser preenchida para essa etapa é menor que a anterior e assim como na etapa provinciana, não há necessidade de nenhuma tradução juramentada nesse momento - a não ser que lhe seja oficialmente solicitado pelo consulado. O pacote de formulários que devem ser preenchidos pode ser encontrado aqui e o checklist para conferência dos seus documentos você poderá encontrar aqui.

Além dos formulários, você também deverá enviar 3 certidões junto com seu processo:

Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Civil - esse link é da polícia civil do DF. Você deve verificar o procedimento para emissão dessa certidão em cada estado que morou por pelo menos 6 meses depois que completou 18 anos)
Certidão De Distribuição Ações e Execuções Cíveis, Criminais e Fiscais da Justiça Federal (observar também qual é o tribunal da região em que você reside. Esse link é para a região do DF. Consulte a sua!!)

OBS: Se eventualmente você morou fora do Brasil e se enquadra na mesma regra que citei acima (6 meses depois que completou os 18 anos), você também deverá tirar uma certidão de antecedentes criminais para esse país.

Quanto ao capilé desta etapa, ele é um pouco mais salgado que a anterior. Se você não se preparar financeiramente, correrá o risco de ficar com o CSQ parado até conseguir levantar o dim-dim necessário para essa etapa. No caso do federal, são exigidos CA$550 por pessoa e mais CA$150 por filho. Esse valor tem que ser pago / depositado no dia da entrega do processo. Junto com sua pasta de documentos, você deverá anexar o comprovante desse depósito. Se você não se planejar bem, seu pôiquinho (óinc!) poderá passar fome. Tadim do bixim!!!
=\

Mais dicas sobre o preenchimento dos documentos e como montar sua pasta, clique aqui nesse tópico que só falta pegar na sua mão e te levar.

Minha sugestão: se possível e viável, leve a papelada pronta para o dia de sua entrevista. Se você receber seu CSQ, não perca tempo!! Atravesse a rua (na faixa de pedestres de preferência), caminhe por uns 100m numa ruazinha bem em frente ao prédio do BIQ, vire à esquerda e caminhe mais uns 200m até o consulado. Eu recomendo também deixar pra fazer o depósito na hora (tem uma agência do HSBC no prédio em frente ao consulado) .. sei lá, (Deusolivreguarde) mas vai que você dá o azar de não receber o CSQ?? Observe também o horário de funcionamento do consulado: existem horários específicos para atendimento ao público e recebimento desta documentação. Mais detalhes? Clique aqui!

O tempo de espera? Bem ... até as últimas estatísticas publicadas, essa etapa está custando tempo suficiente  pra fazer um filho novinho em folha e comer uma plantação inteira de melancia sozinho!! Mas se eu fosse você, aproveitaria para melhorar seu curriculum e principalmente a fluência nos idiomas.

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário