quinta-feira, 1 de setembro de 2011

[DICA] 2a rodada de entrevistas de 2011

Olá pessoal,

Apesar de eu já ter passado dessa fase (ufa!!!), continuo acompanhando os posts nos fóruns para tentar dar  apoio e dicas ao pessoal que está na ansiosa fila de espera de convocação que, em alguns casos, demora pracaralhamente muito!!

Essa semana começaram as convocações a quem enviou o DCS após abril e, principalmente, as primeiras convocações para o pessoal do norte e nordeste (que sofridamente estão nessa espera desde o final do ano passado).

Pra essa galera que já estava digerindo o próprio estômago, roendo as unhas e arrancando os cabelos de ansiedade, a dica agora é relaxar e controlar suas emoções durante a entrevista. 

Então, pra reforçar o que já foi dito em outros posts, vou colocar sucintamente minhas dicas pessoais para chegarem ao sucesso nessa etapa fodásticamente importante de nosso processo:

- preparação do dossiê: extremamente importante - coletar o máximo de informações sobre o local/cidade escolhida, principais empresas, mercado de trabalho e projeções e seu orçamento planejado (vamos fazer cola, pessoal);

- leve todos os documentos originais (passaporte, certidão de casamento, diplomas, históricos escolares, etc..) para comprovação do que foi apresentado em seu DCS. Observe a ordem que estes documentos são descritos no seu e-mail de convocação. Muito provavelmente é naquela ordem que eles serão solicitados;


- busque anúncios de apartamentos e/ou casas mais atualizados da região que você pretende morar, preferencialmente que descrevam o valor do aluguel - isso tem que fazer parte do seu budget!!

- busque anúncios atuais de ofertas de emprego para as quais seu perfil encaixará melhor que um collant numa bailarina (não esqueça também os planos A, B, C ... etc....);

- procurem se hospedar próximos ao escritório e chegar lá com certa antecedência. Você já tem muita coisa pra se preocupar, não vá adicionar a essa preocupação detalhes como trânsito, taxistas que gostam de te levar pra passear e, muito menos, ônibus lotados. Lembrando que esse último item ainda pode te render um cheirinho de plantação de cebola nada recomendado para um encontro como esse, né?

- já alugou seu fraque inglês e seu vestido longo de seda? Sim? Você vai pra algum casamento ou formatura depois da entrevista?? hehehehehe .... Na verdade existe um grande mito a respeito do que vestir e como se portar na entrevista. Muitos acham desnecessário o uso de roupas mais formais como terno e gravata. Eu parti do princípio que a entrevista era uma etapa de extrema importância junto a um representante oficial do governo. Não gosto de usar terno, mas  dada a representatividade daquele momento, achei por melhor ir assim ... inclusive de barba feita, perfume e talquinho no popô. Mas é importante dizer também que, tanto o casal que foi entrevistado antes de nós, como o que foi entrevistado depois estavam vestidos bem casualmente, um deles inclusive com jeans e tênis. Faça sua escolha.

- durante a entrevista, procure gastar o máximo do francês que você tiver, mesmo que pra isso saia alguns <SAP>nós vai, nós foi, a gente somos, etc..</SAP> É feio? Claro que sim. Mas pior ainda é não demonstrar que você conseguirá se comunicar e/ou se virar quando chegar lá.

- use a abuse das informações sobre sua profissão (e do acompanhante) e do mercado de trabalho para vocês.

- heim?? como é, ômi??? Não se preocupe se você não entender alguma pergunta ... peça para ele repetir, reformular, falar mais devagar, desenhar ou até mesmo fazer mímica ... mas faça isso tudo em francês. Não sei se é proibido falar em português mas até onde sei é pouquíssimo recomendável fazer isso.

- se o entrevistador perguntar algo para o acompanhante, deixe-o tentar responder mesmo que gagueje. Se no final a coisa estiver muito feia, peça licença para ajudar ... mas não fique cortando ou respondendo tudo por ele que você poderá tomar um esfrega do entrevistador .. hehehehehe

- por fim e PRINCIPALMENTE: o processo é para TRABALHADORES QUALIFICADOS. Lembre-se sempre que será avaliada a sua capacidade de se adaptar ao país e que estará pronto para trabalhar se possível no dia seguinte na sua profissão e área de experiência. Não vá levar como plano A trabalhar no McDonalds e fazer faculdade, senão você vai levar tinta.

Bem .. ainda faltam alguns dias/meses para as primeiras entrevistas.
Se eu lembrar de mais alguma dica importante, eu posto aqui.

É isso pessoal, fiquem tranquilos e bonne chance à tous!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário