sexta-feira, 2 de setembro de 2011

[TEORIA] Tempo de processamento (etapa federal)

Olá pessoal,

Estava acompanhando essa discussão na CBQ e resolvi compartilhar aqui uma TEORIA (ênfase nesse teoria aí, minha gente) sobre as estimativas que nos são passadas sobre o tempo de processamento e emissão do visto na etapa federal.


Todos que estão nessa fase sabem como muitas vezes temos a impressão que ficamos parados no tempo esperando algo acontecer. Alguns apenas entram num estado de autofagia do próprio estômago de ansiedade, outros continuam ferrenhamente seus estudos nos idiomas (mais recomendável até que comer quando se está com fome) e outros se desligam do processo e recebem as notícias de andamento dele como alguém que acabou de achar uma nota de R$2,00 na carteira - num é um dinheirão, mas dá uma certa felicidade de pobre quando isso acontece ... hehehehehehehe

Enfim, depois de rabiscar inúmeros sacos de pão com cálculos matemáticos de estatísticas, arranjo, combinação e até mesmo calcular a integral da anã branca de espiral com raio negativo, cheguei à conclusão que: se existe alguma regra pra entender o tempo de processamento do consulado, definitivamente eu não sei qual é
=P

<Kiko>Ai cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa looooucoooooo!!</Kiko> Ok, ok ... vou deixar de ser engraçadinho e desembuchar logo a minha visão atual sobre os tempos de espera: bem, a primeira impressão que se tem, é que estes processos são analisados em lotes aparentemente semestrais. Através de sistemas de timelines como este e de relatos em fóruns, blogs, orkut, etc.. podemos observar que, nesse momento (02/09/2011 às 09:50h da manhã), todos ou praticamente todos os processos que se iniciaram no 1o semestre de 2010 estão concluídos. 

Lembro que quando enviei meu processo no início desse ano, várias e várias pessoas estavam angustiadas pela falta de notícias quanto aos seus processos que já se completavam 12 meses ou mais. Entre abril e maio desse ano, ocorreu uma enxurrada de pedidos de exames pra essa turma do 1o Semestre/2010. Nessa conta, quem havia dado entrada no processo em janeiro/2010 (por exemplo), teve a conclusão do seu processo somente em maio/junho desse ano - ou seja, maizomenos 16/17 meses de processamento. No entanto, vi casos de pessoas que deram entrada em junho/2010 e em maio desse ano já estava com o visto em mãos - ou seja, 11 meses. Se olharmos por essa ótica, fica fácil de entender os famosos 14 meses estimados pelo consulado.

Posso estar até viajando na maonézia, mas talvez seja isso que vá acontecer com o pessoal do 2o semestre de 2010 também - dos quais muitos já estão um tanto arretados com essa espera sem fim (assim como estavam as pessoas no início do ano). Se essa especulação estiver correta, quem dá entrada nos meses mais próximos ao fim do semestre tendem a esperar menos do que quem deu entrada nos primeiros meses de cada semestre ... e talvez ajudaria a entender pq o pessoal de julho/agosto/2010 continuam sem notícias até hj.

Bem ... como eu disse, é apenas uma teoria ... e, estando correta ou não, vamos continuar lidando com essa espera e com a esperança que tudo se resolva no tempo certo para todos nós.

#





2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!
    Li todos os seus posts e além de serem muito informativos são também extremamente divertidos!
    Já adicionei aos meus favoritos e vou acompanhar sempre! =D

    ResponderExcluir
  2. vou plagiar um texto que vi numa plaquinha de sorveteria: "Obrigado e volte sempre!!!" hehehehe

    ResponderExcluir