quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[DICAS] Resumão do processo.zip

Então pessoal .... como funciona o processo de imigração para o Canadá para trabalhadores qualificados <skilled workers>?? Já te conto.


Há um tempo atrás, era possível aplicar como imigrante diretamente ao governo canadense se sua profissão estivesse numa lista de prioridades. TI (que é meu caso) já esteve nessa lista, mas desde o ano passado não está mais. Dessa forma, só sobram os processos provincianos.

Destes processos provincianos, praticamente todos só vão te dar o visto de imigrante se e somente se vc tiver uma oferta de emprego garantida e a empresa de lá comprove que vc será contratado mesmo. Outros 2 processos provincianos não exigem oferta de emprego: o de Manitoba (novo) e o de Quebec (que foi o que nós fizemos).

O de Manitoba (veja bem ... Manitoba ... isso rende piadas para alguns abestados meio desmiolados como eu ... hehehehehehe). Ops ... foco, foco, desculpem!!! O processo de Manitoba é uma alternativa parecida com o de Quebec, mas até onde eu li bem mais caro e mais arriscado também.

Sobre o de Quebec, como funciona: a primeira é coisa é avaliar se seu perfil é elegível ou não para imigração. Para tal, o site do governo canadense oferecer uma ferramenta de avaliação online (http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/qualifie/evaluer/index.asp) - mandei o link em francês mesmo logo de cara çó pra respeitá!!! hehehehehe. 

Se o resultado for positivo, aí sim vc deve começar a se preocupar em preencher documentação, juntar dimdim, etc ...

PS: ser "aprovado" nesse teste não quer dizer que vc será aceito no processo, ok??

Vou deixar aqui R$1 reáu de contribuição para os requisitos básicos dessa avaliação:
- formação superior (preferencial, mas não obrigatório). Pós graduação não conta como segundo diploma;
- experiência de trabalho mínima de 1 ano (lembra do 1o parágrafo onde eu disse trabalhadores qualificados?)
- mínimo de 150h comprovadas de francês (pode ser em cursos online, escolas oficiais ou professor particular .. ). Lembrando que a entrevista (se vc for convocado) será em francês.
- um capilézim de reserva (afinal o processo é pago e as aulas não são baratas)
- uma reserva de chás de maracujá e lições de ioga para praticar a paciência e controle de ansiedade no decorrer do processo (no meu caso, esse último item tá muito em falta) 
=P


Bem, se vc cumpre esses requisitos, então é hora de baixar os formulários para preenchimento de seu dossiê. Onde eu baixo?? Se eu fosse o seu Lunga eu diria: "procura no google, rapá!!!". Mas como hoje eu tô bonzinho, é só vc clicar aqui
=)

Sugestão: não envie de forma alguma seu dossiê sem alguma comprovação de francês. Já ficamos sabendo de relatos de processos que foram recusados de cara por não ter enviado esse documento.

Dica: pode preencher tudo em português mesmo.

Lembrete: quando mandar sua documentação, não se esqueça de liberar o cartão para compras internacionais. Mesmo o escritório sendo em SP, a cobrança é feita como se fosse uma compra internacional.

Depois de enviado seu processo (seja esperto e mande com AR, ok??), eles verificarão sua documentação, seu histórico profissional, etc.. e, se considerarem que vc está apto para seleção, marcarão uma entrevista contigo em SP (a minha ocorreu em menos de 3 meses depois de ter enviado o processo). Se seu perfil for meio fodástico e vc apresentar uma comprovação felomenal de conhecimento em francês, é possível que vc receba seu certificado de seleção do quebec (o famoso CSQ) no conforto de seu lar.

Para os menos afortunados de perfil, não tem jeito. Preparem as milhas e tratem sua fobia de avião porque vocês precisarão ir pra SP. Se vc passar na entrevista, daí existe um outro pacote de documentos a ser preenchidos para a etapa federal. Este segundo pacote deve ser enviado ao consulado canadense (outro endereço, outro escritório, outras taxas, etc..). Para esta etapa, existe uma fila um tanto extensa de pedidos de visto e por isso essa fase está demorando muito. Tempo estimado atualmente: 14 meses.

Sobre custos, além dos custos com as aulas de francês (consegui um professor particular muito bom e muito mais barato que um curso na aliança francesa - aliás, acho que muito mais eficiente também), haverá um custo inicial (etapa Quebec) de CAN$395 dólares - aplicante principal + CAN$192 para cada acompanhante. Na etapa federal, são mais CA$550 dólares por pessoa e mais CA$150 por filho.

Bem ... depois de escrever isso tudo percebo que minha capacidade de fazer resumo é tão boa quanto matar um peixe afogado ... mas tá valendo ... espero que ajude.

Em breve, novos posts!!!

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário