quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[DICAS] A Entrevista!!!

GizuisMariaJuzé!!!! A entrevista!!!!

Assim como vários outros candidatos, fui para a entrevista num cagaço nervosismo sem fim, afinal de contas aquele momento ali poderia definir o evento que mudaria nossa vida. 

Bem .. como eu disse antes, a entrevista é de certa forma bem objetiva. No e-mail de convocação eles inclusive descrevem quais documentos que você deverá levar e em que ordem/sequencia. Saber disso foi de extrema importância pra mim pois, quando o entrevistador (Mr. Daniel Leblanc) fez a primeira pergunta pra mim, parecia que ele havia xingado minha avozinha em hebraico pós moderno ... num entendi PN!!! E foi exatamente naquele momento que meu nervosismo foi de crítico para aquele nível preocupante onde vc pensa consigo mesmo: fudeu <com o perdão da palavra>.

Enfim ... graças ao bom Deus, o Tico pegou no tranco e deu um pescotapa no Teco. Foi quando eu lembrei do e-mail e pensei: "Os passaportes, só pode ser os passaportes".

Na verdade nunca descobri se era isso mesmo que ele tinha pedido, mas quando eu entreguei pra ele com a mão nitidamente tremendo mais que um paciente que tem Parkinson, acho que baixou o espírito caridoso nele e ele aceitou e começou a digitar qualquer coisa em seu PC.

Em seguida, ele fez algumas perguntas corriqueiras que creio serem para avaliar nosso nível de francês. Perguntou minha data de nascimento, horas de estudo, etc.. E pra Lu perguntou apenas local e data de nascimento.

Depois desse primeiro momento tenso, comecei a tremer menos ... nesse momento eu só parecia um big celular motorola no vibracall mas já estava bem melhor que antes. As perguntas que se seguiram pareciam respeitar a ordem dos itens que estavam descritos no e-mail.

Em todos relatos que li, as pessoas falavam que ele fazia várias perguntas. Não sei se por eu ter me tornado o cara mais falante da sala, ele me fez pouquíssimas perguntas. Por exemplo: quando ele pediu meu curriculum, entreguei ele impresso (já em francês) e comecei a falar sobre meu perfil profissional, experiências, meus planos A, B e C, propostas de emprego que eu tinha encontrado, etc... ou seja, não sobrou muitas perguntas pra ele fazer. hehehehe

Bem .. a entrevista toda foi assim. Ele ainda perguntou sobre o plano de trabalho da Lu (ela respondeu) e depois disso não perguntou mais nada a ela.

Sobre o conhecimento na língua inglesa, eu acho que eles só fazem aquela perguntinha pra nos sacanear ... só pode. Meu amigo, depois de vários meses estudando francês, é impossível formar uma frase de 5 palavras sem enfiar um Je no meio. Pra quem não está acostumado fazer o shift nos idiomas é simplesmente foda difícil.

Depois de um tempo, acho que já não havia mais nada pra perguntar ou solicitar. Foi então que ele imprimiu e colocou na minha frente um documento todo em francês. Em seguida falou alguma coisa que pra mim soou: dioodg duihf qr iosifafh faufshhsaiofhai asdmmo finofs koviski, s'il vous plaît!!

Queria poder dizer que fiz uma cara diferente dessa do Homer por menos de 2min, mas infelizmente mentir é feio. Demorei uma eternidade para entender que aquilo ali na frente era o CSQ e que ele estava pedindo para eu confirmar se meus dados estavam corretos <fiquei devendo R$5cão e uma coca-cola pra Lu que foi quem me ajudou a entender ... hehehehe>

Pronto .. era isso, havíamos conseguido!!! Os meses de aulas de francês das 6:30h às 8:30h da manhã valeram muito a pena. Ficamos felizes e orgulhosos de nossa conquista e saímos de lá doidos para festejar. Mas antes fizemos uma paradinha no Consulado Canadense (há umas 2 quadras dali) onde já entregamos em mãos nossos documentos do processo federal.

Minha dica para quem vai fazer a entrevista: não esqueça de seu planejamento e preparação, documentos originais, prepare bem seu francês e, principalmente, não fique nervoso! Se vc conseguir esse último, merece uma balinha!! hehehehehe


#

3 comentários:

  1. Olá, Marcos e Luiza! Meu marido e eu estamos vidrados nas dicas e relatos dos colegas que já passaram pela tão temida Entrevista. Fomos convocados para 14 de dezembro e haja coração!!! Nos tornamos verdadeiros "Pac-Man" das informações referentes ao processo de imigração. Obrigada pelas dicas e por compartilharem todo o processo de vocês conosco... E Vamu que vamu...rs Obrigada! Abraços Nilian

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos e Luiza, sou analista de sistemas e moro em brasília, gostaria de algumas dicas sobre escolas de francês aqui em brasília, e se realmente somente as aceitas são as homologadas pelo consulado.

    Obrigado e um abraço

    Sidney e Adriana

    ResponderExcluir
  3. Amigo,

    Nós optamos por fazer as aulas com um prof. particular. Achamos que nosso aproveitamento foi bem melhor do que poderia ter sido numa turma dessas escolas convencionais.

    Nao entendi bem a pergunta quanto a estas escolas homologadas que vc se refere??

    abraços,
    Marcos e Luiza

    ResponderExcluir