quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[DICAS] Você foi convocado para a entrevista .. e agora?

Pronto .... maintenant vous avez déjà fait les 150h de cours de français, você já enviou seu processo que foi analisado e aprovado e você será convocado em breve para uma entrevista no BIQ - Bureau d'Immigration du Québec. É a hora de se preparar para a tão esperada entrevista de seleção. Nessa entrevista você .....


Opa ... pára tudo!!!


Espera, espera, espera .... você disse ENTREVISTA de seleção???? como assim???



Calma cocada, não vá se estressar a toa! Sim, sim .... como eu disse lá no 3o post, se seu processo for aceito, você passará por uma entrevista de seleção junto a um representante do governo do Québec para algumas formalidades de conferência de documentos, avaliação de sua capacidade de comunicação na língua francesa e, é claro, uma avaliação subjetiva se você conhece bem o local escolhido para morar, mercado de trabalho e se está preparado ou não para imigrar. Mas, ao contrário do que muita gente pensa (me incluí nesse bolo na nossa vez), a entrevista não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Não sei de onde surgiu a tradição de montar um dossiê de entrevista*, mas a verdade é que praticamente 90% dos relatos que eu vi as pessoas faziam isso. O jeito então foi eu me preparar também e montar a minha.
* pasta com informações sobre a cidade, clima, vegetação, saúde, segurança, preço de passagem de ônibus e cinema, etc..

Montar o dossiê é obrigatório? Não
Montar o dossiê é importante? Sim, pracaralhamente muito

A entrevista é muito simples, formal e objetiva. O entrevistador quer saber apenas se você não é um aventureiro que está caindo de pára-quedas no país dele e que poderá ficar desempregado e começar a mendigar e dar despesas para o governo. Para isso ele irá avaliar:

1) você é capaz de comprovar tudo que descreveu no seu pedido de seleção? (pra isso você deve levar todos os originais de diplomas, certificados, passaporte, etc... no dia da entrevista. As orientações chegarão pra você por e-mail, fique tranquilo)

2) você conhece o país para o qual vc está se candidatando? Sabe como funcionam as regras básicas? Sabe como está o mercado de trabalho para sua profissão?

3) você está preparado financeiramente para essa empreitada? você tem noção dos gastos que terá lá e se a renda que você estimou será suficiente??

ah ... e, é claro, se vc consegue responder isso tudo aí em francês. C'est facile, ne t'inquiete pas!! hehehehehe

Simples, não?? Sim ... muito simples ... então o segredo é relaxar!

Pronto ... daí vc me pergunta: então, eu monto ou não monto a tal pastinha, ô #?
Respondo: Çiiinnzzz!!!! (que em Tiririquês quer dizer: sim, abestado!)

Explico: quem aí aí já preparou cola pra uma prova e na hora não usou, levante a mão!


Espero que mamãe não leia isso, mas aquela mão à direita ali com um Rolex superluxo Made In KingKong sou eu. A montagem da pastinha te ajuda a descobrir muitas coisas importantes para seu processo. Auxilia a conhecer a cidade e detalhes que normalmente você não pesquisaria. O resultado disso é que, quando seu entrevistador te perguntar o famoso "porquoi Québec?", você estará tão familiarizado com o assunto que quase responderá "porquoi non?".

Ah ... alguns itens dessa pastinha são fundamentais e não esqueça jamais de levar para a entrevista. São eles:

- informações sobre moradia (valor de aluguéis, localização, etc..);
- informações sobre o custo de vida (budget);
- e, principalmente, informações sobre seu mercado de trabalho, incluindo ofertas de emprego recentes cuja vaga é compatível com seu perfil.

Eu decidi não compartilhar meu dossiê porque percebo como foi importante peneirar a internet e montar o meu sozinho. Isso me deixou mais bem preparado para a entrevista e acho que todos deveriam fazer o mesmo. Mas se quiserem dicas sobre essa montagem é só falar.

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário