segunda-feira, 2 de abril de 2012

[COTIDIANO] A fila começou a andar .......

Pois é pessoal ..... assim como o João Cláudio aí do lado, nem acreditei no que finalmente vi sendo postado na semana passada nos fóruns sobre a imigração: a fila finalmente começou a andar de novo (êba!!! \o/)

Depois de uma longa pausa dozinferno nas atividades do consulado, na última semana começaram a serem remetidos os tão esperados combos (pedidos de exame + passaporte) + 1 garrafa de voka + 6 energéticos para a turma de nov/2010 que já amargava longos 16 meses de espera.

Diante da análise sintática que foi possível realizar com a coletânea dos últimos acontecimentos, parece que finalmente a chefia deu sinal verde para continuidade nos processos de imigração. Para quem não se lembra exatamente do que aconteceu, segue aqui um resumão dos acontecimentos que estremeceram os fóruns e muitos sonhos desde o final do ano passado:
  1. em dez/2011 é anunciado que os novos pedidos da etapa federal do QSW deverão ser encaminhados para Sydney/Nova Scotia (não é da Austrália não, ô bobão!!!) traduzidos, carimbados e juramentados;
  2. em dez/2011 também é anunciado a redução das atividades do escritório do BIQ de SP e os novos pedidos (DCS) deveriam passar a ser remetidos para o México, incluindo resultados de testes oficiais de idiomas (pra quem quer ganhar estes pontos valiosos pracaralho do processo);
  3. em jan/2012 muita gente de jan/2011 em diante começou a receber o e-cas e uma previsão de conclusão de seu processo até o final de março ...... depois disso, cri cri ... cri cri.... cri cri cri ....;
  4. mar/2012 o primeiro ministro do Canadá quase mata todo mundo de susto falando que medidas seriam tomadas para redução do backlog e que não se descartava a hipótese da devolução de processos e dinheiro dos solicitantes (PENSE num cagaço que bateu!!!);
  5. mar/2012 após as declarações do ministro, vários fios de cabelo a menos e unhas reduzidas ao cotoco, começam especulações se estas mudanças afetariam apenas o FSW ou se o QSW também;
  6. mar/2012 o governo do Quebec anuncia que passará a controlar também a quantidade de trabalhadores selecionados para aquela província, aplicando restrições por categorias de profissões (veja matéria aqui!): 
    • grupo 01 (profissões prioritárias), quantidade de vagas: ilimitado
    • grupo 02 (profissões em alta demanda, pessoas com oferta de emprego, etc.), quantidade de vagas: 14.300 (em tout le monde, aráund'e uôrold)
    • grupo 03 (outras profissões): quantidade de vagas: 0 =\

Durante esse tempo, grupos de pessoas dos processos dos meses seguintes começaram também a receber os avisos de abertura do processo com o número do e-cas. Isso ajudou um bucado a acalmar quem está na fila sem saber o rumo que as coisas tomarão. Mas pra quem já tinha e-cas e estava esperando desde 2010, não era essa a notícia que todos queriam ouvir. MAAASSSSS, passados esses anúncios e preocupações, as coisas voltaram a andar timidamente. A emissão destes combos tira um pouco a tensão da turma e nos permite de novo a voltar a fazer planejamentos para o futuro. Mas, melhor do que isso, voltamos a acreditar que nosso sonho continua de pé e que nosso esforço, dedicação e paciência .. (tá, tá, tá ... eu sei que não sou paciente) ainda nos poderão levar para onde tanto queremos ir.


Agora, passados todos esses sustos, a galera de nov/2010 está soltando a voz e gritando de alegria ... e eu me junto à eles nessa comemoração torcendo que minha vez também chegue logo!!


hehehehehehehe

abraços,
#

9 comentários:

  1. Olha, hj pra gente foi um asurpresa tb. Receber um e-mail do Consulado, perguntando se nós queríamos adiantar os exames médicos.... Nem acreditei...
    Sou de dez/2011, mas meu CSQ é prioritário, tb estava atrasado... Esta sendo uma loucura, as coisas voltaram a andar por lá sim.
    Espero que todos nós nos encontremos em terras geladas até o fim deste ano.
    Abçsss

    ResponderExcluir
  2. Isso aí! A coisa continua a andar e apesar de ainda estarmos um pouco longe da catraca, nossa vez agora se aproxima de verdade!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tania ... com o CSQ prioritário realmente as coisas andam bem mais aceleradas que o nosso caso. Mas ao que tudo indica, parece que havia uma determinação de segurar as coisas até que essas últimas definições fossem divulgadas.

    Felizmente parece que as coisas voltaram a andar pra todos nós ... né Vivs???

    =)

    ResponderExcluir
  4. ufa, finalmente recebi meu combo e daqui a pouco vou para consulta no médico, aí é só o médico enviar os exames para Ottawa, pagar o valor irrisório de R$4050 e enviar os passaportes p/ o consulado, aff depois disso será que sobra dinheiro para as passagens? rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ana .. aproveite para tentar viajar até 31/05 pois esse período é considerado baixa temporada e as passagens (em teoria) serão mais baratas. Se vc tiver milhas, o trecho de ida pela TAM/Air Canada sai por 20mil milhas.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Marcos,

    Somos quase companheiros de datas. Nosso federal é de 07.Jun.2012.

    Ainda não recebi o email com o nr do e-cas. A galera q vc tomou conhecimento recebeu via email ou através de ligação?

    Somos de SP e estamos planejando conhecer BSB. Poderíamos casar as datas e aproveitar um encontro de imigrantes aí. Nos avise dos próximos, please...

    Ab

    Viviane

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi e André ... formamos um grupo de amigos da imigração aqui todos da mesma época. Tem um casal de jan/2011, nós de maio/2011, outros dois casais de jun/2011 (dias 09 e 13) e outro casal de dez/2011. Qdo vcs pretendem vir? Podemos tentar nos organizar p deixar marcado pra qdo vcs vierem.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. já até decorou as datas do pessoal?? rsrsrs q legal!!!
    estamos sem data definida para ir a BSB, qdo marcar eu te aviso.Obrigada!

    me responde esta pergunta please...."Ainda não recebi o email com o nr do e-cas. A galera q vc tomou conhecimento recebeu via email ou através de ligação?"

    abraços,


    Viviane

    ResponderExcluir
  9. hehehehe ... é que nos falamos c muita frequência =)

    sobre o recebimento do nro do e-cas, apenas eu e outro casal não recebemos por e-mail e conseguimos a informação falando diretamente com o consulado. Na ocasião descobrimos que nosso e-mail estava cadastrado errado e por isso não recebemos a mensagem. Pela sua data, certamente seu processo já deve estar no sistema ... deve ter havido algum probleminha c o envio do e-mail .. só isso.
    ;-)

    abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir