segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

[COTIDIANO] Sitting, Waiting, Wishing ...

Pois é .... agoianando os refrões de Jack Johnson, cá estamos nós esperando sentados com ozóio nos ovos de ouro da galinha. Em 2 semanas completamos 7 meses de uma espera silenciosa e aparentemente interminável por parte do consulado. Em algumas vezes, a luz no fim do tunel ainda parece uma lamparina acesa com gasolina batizada de tão devagar que as coisas tem andado por aquelas bandas.



Como muitos sabem, o começo do mês de dezembro foi marcado com algumas mudanças significativas que deixaram até o Kojac de cabelos em pé. Num resumão destas mudanças, o que posso dizer é que:

Etapa Provincial: vai demorar mais, vai sair um pouco mais cara (devido as provas de idioma oficial), mas também deve diminuir muito o número das entrevistas.

Etapa Federal: a médio-longo prazo deverá começar a demorar menos e deverá vai sair bem mais cara, já que passa a exigir tradução juramentada dos seus documentos.

De um modo geral: acredito que essas novas regras farão com que muitos kamikazes pensem bem antes de aplicar para o processo e que o número de pedidos possa reduzir ao longo do tempo. Por outro lado, os novos imigrantes deverão ser pessoas um pouco mais bem preparadas e com um perfil mais adaptável ao novo país, principalmente no que tange o aspecto de idiomas.

"tange" ....rensga, falei bunito hehehehe
=P

Anyway, para o grupo que já está na fila do SUS antes destas mudanças, as coisas parecem não ter mudado muito. Todos acessam diariamente os blogs e fóruns em busca de alguma novidade sobre novas enxurradas de pedidos de exames, mas até agora o que parece é que as coisas estão andando à conta-gotas. Menos de 5 casos de processos não prioritários de nov/2010 foram relatados informando o recebimento do tão sonhado combo (pedido de exames médicos + passaporte + batatas-fritas e refri grande). 

Avaliando pela ótica de que sempre nas datas próximas às entrevistas o número de pedidos de visto ao CIC aumenta exponencialmente, tudo leva a crer que no período de nov, dez (2010) e jan (2011) houve um grande volume de pedidos entregues àquele escritório e, portanto, haveria muito trabalho a ser feito para finalizar esse catatau de processos que deve estar acumulado por lá (já que em 2010 tivemos entrevistas até início do mês de dezembro no BIQ).

Por outro lado, houve um grande hiato entre as entrevistas finalizadas em 2010 e a 1a temporada de entrevistas de 2011 (que começaram pra valer apenas no final de maio/2011 - grupo do qual eu faço parte .. hehehehehe). Então, se considerarmos que nestes intervalos entre-entrevistas (não, não estou gago .. leia de novo)  o volume de pedidos ao CIC também diminui, então haveriam menos processos a serem analisados após finalizarem essa pilha de nov, dez (2010) e jan (2011).

Em meio a esse turbilhão de coisas e emoções <galvão>haaaaaaja coração!!!</galvão>, ainda existe o fator do estagiário brincalhão. Heim????? Explico: essa página que apresenta o tempo médio de espera no processamento dos processos (processamento dos processos??? huuuummm .... ) foi editada no último mês alterando a informação dos famigerados 13 para 6 meses. Isso tem causado um furor entre a galera que está na fase inicial do processo que estão entendendo que a partir de agora, o consulado vai demorar só 6 meses (+ou-) pra finalizar os processos da etapa federal. Humpf ..... que sonho. Infelizmente o dado apresentado ali é uma informação estatística (vide o primeiro parágrafo da página). E, de acordo com o que aconteceu neste último ano, NENHUM processo não prioritário foi finalizado em menos de 10 meses, o que demonstra que essa informação está ÊÊÊÊÊÊÊ-rrada, ôôeeeee!!! Além disso, se pesquisarem bem nos fóruns e blogs, vcs verão que o próprio pessoal do consulado reconhece que houve um erro de publicação da página ....... mas, devido às enchentes ocorridas no alto mar do oceano pacífico, eles estão tendo dificuldades para corrigir esta página.
¬¬

Enfim ... não é meu intuito desanimar ninguém que insiste em querer acreditar nisso .... estou tentando apenas passar uma visão realista sobre os prazos de espera da etapa federal que, infelizmente, ainda estão bem aquém destes 6 meses.

Bem, é isso .... e seguimos aqui na fila do SUS!!!!
#

2 comentários:

  1. só 7 meses e está reclamando??? rsrsrs Eu estou há 13 meses e nem sinal. Esqueceram de mim.....Se for 14 meses mesmo, acho que em janeiro terei notícias. Boa sorte para nós!!!

    ResponderExcluir
  2. "só"?? já deu tempo praticamente de gerar um filho .. quando esse visto sair, vai ganhar até sobrenome ... hehehehehe

    mas eu sei q as coisas estão indo bem devagar ... espero apenas que no máximo até julho do ano q vem esteja tudo pronto para nossa mudança

    Boa sorte para nós!!! [2]

    ResponderExcluir