terça-feira, 6 de dezembro de 2011

[DICAS] Mudança de regras

Olá pessoal ... quantos de vocês aqui lembram o que acontecia quando apertávamos a tecla F FWD naquele toca fita roadstar que tocava só sucesso na Belina do seu pai, heim??? 

Então ... se vocês se lembram bem, essa tecla dava uma acelerada no som da música fazendo que até o Pavarotti cantasse fino e desafinado que nem o Tico e o Teco discutindo.

Apesar de ser uma lembrança divertida, infelizmente não abri esse tópico hoje pra contar minhas peripécias no chiqueirinho da Belina de papai. 

Já há algumas semanas / meses estamos ouvindo falar sobre as mudanças que irão ocorrer nas regras do processo de imigração para o Québec. A grande questão é que essas mudanças (em tese) ocorreriam a partir de 2012. Mas, para o susto e tristeza de alguns que ainda estavam levando seu processo com um pouco mais de calma, alguém que manda mais que eu e você junto resolveu apertar essa tecla para implantação das novas regras já a partir de dezembro.

Muitos que haviam enviado o processo via correio no início da semana ou até mesmo planejavam dar entrada no federal 30min após ter recebido seu CSQ na entrevista foram pegos de surpresa com mudanças que já entraram em vigor desde o dia 01/12/2011.

Assim, não sou tomada mas vou tentar dar uma luz com as mudanças mais significativas que pudemos perceber até o momento:

Etapa provincial
  • passará a ser exigido um teste oficial de proficiência linguística de francês reconhecido pelo governo do Quebec para que o candidato obtenha algum ponto neste critério. Segundo esse artigo publicado hoje no site de imigração do Quebec, você pode até não apresentar o resultado do teste se quiser ... mas aí é bom o cabra ter um perfil mais fodástico que o Einstein usando NZT-48 (se não entendeu, leia aqui!). Caso contrário, vai ficar muito difícil do boneco atingir os pontos necessários para conseguir o CSQ;
  • os BIQs em todo o mundo serão fechados, sobrando apenas 3 unidades em Montreal, México e HongKong. Dessa forma, os dossiês para brasileiros que queiram aplicar para o processo de imigração deverão a ser enviados ao México e não mais à SP como acontecia até hoje. Este escritório centralizador é quem fará a triagem e análise inicial do processo e, se necessário, encaminharão o candidato para a unidade de SP para entrevistas, se considerarem necessário;
  • o tempo estimado da etapa provincial poderá subir para a casa dos 8 meses;
  • estas regras <editado> deverão entrar em vigor já no início de janeiro/2012 entraram em vigor a partir do dia 07 dez 2011. Então, se você cumpre todos os requisitos da regra atual e está pronto para dar a entrada, pare de ler esse post agora e corra para os correios </editado>;
Etapa federal
  • a partir do dia 01/dez/2011 o consulado brasileiro em SP deixa de receber os pedidos dos candidatos portadores do CSQ. Para tal, o candidato deverá encaminhar sua documentação para o escritório de imigração em Sydney (Nova Scotia) no Canadá;
  • <editado>ainda não está claro se com essa mudança, os documentos enviados pelos candidatos deverão ou não ser traduzidos</editado>
Ainda não sabemos o que ocorrerá com os candidatos que já haviam mandado e que não haviam tomado conhecimento desta última mudança. Assim que eu tiver alguma novidade a respeito, atualizarei este tópico.

Quanto aos prazos da etapa federal, creio que estes não sofrerão mudanças tão logo a curto prazo já que ainda existe um grande passivo a ser processado antes de chegarem na pilha de processos que se enquadrarão nestas novas regras. Mas é bem provável que após uma fase de adaptação, os processos sejam concluídos um pouco mais rápido, mesmo considerando que a etapa provincial poderá ser um pouco mais lenta.

Bem, para alguns estas podem não ter sido notícias muito boas .... mas a verdade é que o boato dessas mudanças vem rodeando as listas já há um bom tempo. Aos que ainda não deram entrada, corram que a torneira está fechando.

Mais detalhes sobre estas mudanças, sugiro fortemente ler esse tópico da CBQ.

abraços,
#

3 comentários:

  1. olá,

    Nós teremos que encarar as noc=vas regras, estámos pra enviar o dossier ainda na primeira quinzena de dezembro, sabe aquele último detalhe, aquele "documentosinho"? então perdemos o trem aui!? não fomos atropelados por ele sô!mas agora é continuar a caminhada e colocar a mão no bolso porque a "passagem" ficou mais cara.
    Um abraço
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. desculpe o coment saiu cheio de erros de digitação. se puder edita-lo eu agradeço

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana ... não se preocupe, está altamente "entendível"
    ;-)

    então, lamento por terem sido atropelados pela mudança ... mas se a imigração é uma decisão efetiva para sua vida, corra a trás e não desanime. Até porque acredito que os motivos que a motivaram a decidir por isso inicialmente ainda devem existir, não é?

    abraços,
    Marcos e Luiza

    ResponderExcluir