terça-feira, 8 de maio de 2012

[TRANSPORTE] E a viagem do Zé????

Então pessoal ... sem a previsão de quando será nossa viagem, nós havíamos deixado a preocupação com a viagem do Zé em stand-by por um tempo.

Semana passada resolvemos reacender a chama dessa preocupação, já que a ideia de que ele teria que viajar no bagageiro continuava (e continua) nos incomodando um bucado. Tadim do bixim
=\

Enfim ... fiz uma pá e uma enxada de pesquisas sobre o assunto e comecei a perceber algo um tanto quanto curioso: quando se pesquisa sobre os requisitos para o transporte do animal é muito comum identificar as seguintes observações:
- para viajar na cabine, existe um limite de X animais (acho que 2) por vôo e devemos fazer uma pré-reserva pro Zé logo que fizermos nossa reserva de passagem;
- os animais devem ser acomodados numa caixa de transporte flexível que caiba embaixo da poltrona e o conjunto não deve ultrapassar o limite de 10kg;
- caso esse limite seja ultrapassado, o animal deve ser transportado no compartimento de bagagem e a caixa de transporte deve ser grande suficiente para que o animal consiga ficar em pé e dar uma volta de 360o dentro da caixa;
- além dessas, tem mais um catatau de regrinhas que devem ser observadas (vou incluir ali embaixo desse post um monte de links mais detalhados com essas regras).

Bem ... eu já estava conformado (mas não feliz) com a ideia de que teria que botar o Zé pra vigiar nossas malas lá embaixo ... mas depois de fazer umas pesquisas, observei que além das restrições de quantidade de animais por cabine, tamanho da caixa de transporte e peso do conjunto, pouco (ou nada) se fala se essa regra de ficar em pé e dar o giro dentro da caixinha também se aplica aos animais transportados ali em cima.

É claro que não vou atochar o Zé numa lata de sardinha pra ele caber lá em cima ... mas considerando a altura dele (33cm) e o peso (6kg), estou muito curioso e interessado em saber se nós poderemos levá-lo ou não junto conosco .... isso seria um alívio pra uma preocupação que vem nos corroendo silenciosamente junto com aquele papo do visto que não anda logo. ... hehehehehe

Enfim ... vou colar aqui uma compilação de links de blogs que encontrei que tratam do assunto e incluem relatos do transporte .... Se alguém souber ou puder me dar informações sobre a possibilidade de transportá-lo em cima, ainda que ele seja um pouco maior que a caixa de transporte, ficarei muito grato com as informações.

blogs e sites interessantes
http://familiaramosquebec.blogspot.com.br/2010/01/questao-lady.html
http://familiaramosquebec.blogspot.com.br/2010/05/saindo-do-brasil-com-pet-e-andando-em.html
http://vanessasaulo.blogspot.com.br/2010/01/um-problema-resolvido.html
http://osmeza.blogspot.com.br/search/label/Animais
http://doc-dog.com/
http://www.comofazertudo.com.br/viagens/transportes/como-viajar-com-seu-animal-por-a%C3%A9rea

procedimentos, regras e medidas das caixas da air canada e da tam:
http://www.aircanada.com.br/info/default.aspx?pageid=20
http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=7121403be14da210VgnVCM1000009508020aRCRD

regras do governo canadense:
http://www.inspection.gc.ca/animals/terrestrial-animals/imports/policies/live-animals/pet-imports/dogs/eng/1331876172009/1331876307796

pena que essa companhia ainda não atende Brasil - Canada hehehehee
http://www.petairways.com/

controle de animais em Gatineau
http://www.gatineau.ca/page.asp?a=culture&c=en-CA&p=securite_publique/controle_animalier


abraços,
Marcos, Lu e Zé!!!!

6 comentários:

  1. Olá Marcos, Lu e Zé!
    Olha, eu posso passar aqui a experiência que tive qdo voltei a morar no Brasil depois de ter vivido alguns anos nos EU, não é exatamente a mesma coisa mas acredito que as regras aplicadas são internacionais ou bem parecidas.
    Eu tinha :( uma cachorrinha pappillon de aproximadamente 6kg e 30cm, na minha mudança, ela veio comigo A BORDO, vôo entre Miami-SP, eu comprei uma "bolsa" daquelas flexíveis com abertura frontal e ela veio “tranquilamente” comigo nos meus pés, não tive problema algum, a não ser o super desconforto pq com a bolsa no chão mal sobra espaço para os pés, mas tudo bem, no momento eu estava mais interessada na segurança dela do que no meu conforto. O mais importante é vc comprar uma bolsa que seja APROVADA para viajar a Bordo, comprei a minha lá nos EU mas acredito que aqui no BR vc tb deva encontrar estas especificações nas lojas especializadas de animais.

    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi e Le.
    Pela referência no pretérito "nada perfeito", lamento por sua cachorrinha. Só quem tem um bichinho desses sabe como ele se torna parte da familia, né?

    Então .. eu já vi uma caixinha com as dimensões exatas exigidas pela TAM no pet shop ao lado de casa ... essa semana vou levar o Zé lá pra fazermos um teste e ver como ele fica.

    No caso dele, ele é um pouco mais alto que a altura da caixinha, mas daria p ele ficar deitado confortavelmente dentro dela.

    Qdo vc fez o voo, alguém chegou a falar de necessidade de medir a sua cachorrinha antes do embarque??

    Obrigado,
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, obrigada pelo carinho! pois é, como vc disse só quem "tem" conhece a dimensão deste amor ...
      olha, em nenhum momento pediram para medir a minha cachorrinha, nem se quer perguntaram o tamanho dela, somente tive que tirar-la da bolsa para passar no RX e para os agentes de imigração inspecionarem o interior da bolsa, no meio da noite eu até cheguei a tirar-la da bolsinha e coloquei-a no meu colo, ela ficou lá quietinha e nem as comissárias reclamaram :) , viajamos de TAM.

      Excluir
  3. Olá, nós vamos levar nossos filhos de 4 patas, no meu blog esta tudo direitinho. Nós estamos tranquilos em ter q despacha-los, ajeitamos a casinha deles e desde ja eles tem dormido a noite nelas. Eles estão de parabéns, aceitaram super bem, e até me arrisco em dizer que eles gostam dos kennels deles...
    Não fique preocupada, eles se adaptam super bem.
    Apesar do meu macho ter 5 kg, resolvemos despacha-lo p/ fazer companhia a fémea que tem 8kg.
    Passa lá no blog, de uma lida.
    sagacanadense@blogger.com
    Abçsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Tania ... acabei de ver seu blog.
    Muito bom ... temos pensado mesmo se não será muito cruel com ele deixá-lo todo apertadinho e desconfortável na malinha que vai lá em cima. As vezes bate uma dúvida danada sobre qual a melhor solução.

    abraços

    PS: vi que vcs já estão com data da viagem marcada!!! que maravilha, heim?? parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber disso, Fabi.
    Essa decisão tá tendo altos e baixos, viu?
    Ontem já estávamos praticamente decididos prontos pra comprar a malinha quando o pessoal de uma empresa especializada nos falou que teremos problemas justamente no trecho Brasilia >> SP com a TAM
    =\

    ResponderExcluir